top of page
banner_horizontal_maxicar_900x250px.png
1718911359305.jpeg
anuncie aqui.png

Cobertura: 14/07/2024 - Dia Mundial do Fiat 147 - Garagem 55 - Móoca, SP

No dia 14/07 de cada ano é comemorado o dia mundial do Fiat 147.

E este ano esta data caiu no domingo, dia perfeito para os fieteiros tirarem suas jóias da garagem e se reunirem na garagem 55 em SP.


Tivemos mais de 120 “feitinhos” reunidos, com suas variações entre pickup´s e panoramas para os mais diversos gostos. Cultura rat look, originais, de todos os anos e modelos!


E vale lembrar que ocorrem comemorações em outras cidades de São Paulo, como o Fiat 147 Clube de Campinas, que se reuniram em Indaiatuba para esta comemoração, e outros estados do Brasil como no Paraná na cidade de Cascavel, organizado pelo Fiat 147 Clube de Cascavel.


Os modelos do fiat 147 produzidos no Brasil são:


·  Fiat 147 “Brio” (1976-1980):

· Versões: "147 GL" ou "147 Super", era uma versão mais equipada, com alguns extras de conforto e conveniência.

·  Fiat 147 Europa (1980-1983):

· Versão que recebeu atualizações estéticas e de equipamentos, visando um mercado mais exigente.

·  Fiat 147 Spazio (1983-1987):

· Foi uma atualização significativa do modelo, com mudanças estéticas e de conforto.

·  Fiat 147 Panorama (1980-1986):

· Apelido: Chamado de "147 Panorama", era a versão perua do Fiat 147, oferecendo mais espaço para bagagem e passageiros.

Fiat 147 Pick-up (1978-1988):

· Primeira pick-up utilitária do Brasil.

· Características: Esta versão foi desenvolvida para atender às necessidades de carga leves, mantendo a base mecânica e parte estilística do Fiat 147 original.

· Produção: Foi produzida entre os anos de 1982 e 1988, sendo bastante utilizada para fins comerciais e de transporte de pequenas cargas.

· Design: Mantinha o estilo característico da frente do Fiat 147, com uma caçamba adaptada para o transporte de carga.

Fiat Oggi (1983-1985):

· Apelido: O Fiat Oggi era conhecido simplesmente pelo nome "Oggi".

· Características: Era um hatchback baseado na plataforma do Fiat 147, com design e mecânica semelhantes, porém com algumas atualizações estéticas e de conforto.

· Produção: Foi produzido entre os anos de 1983 e 1985.

· Objetivo: Foi projetado para oferecer uma opção mais moderna e atualizada em comparação com o Fiat 147 original, visando atrair um público que buscava um hatchback compacto e econômico.


O Fiat Oggi representou uma evolução do Fiat 147, mantendo muitas características técnicas do modelo original, mas com um visual e alguns recursos atualizados para se adequar aos padrões da época.

 

Este simpático e icônico modelo do automobilismo nacional, marcou história por diversos pontos curiosos.

 

1. Primeiro Carro a Etanol: O Fiat 147 foi o primeiro carro fabricado em larga escala no mundo a ser movido a etanol. Isso aconteceu no Brasil em 1979, quando a crise do petróleo impulsionou o desenvolvimento de tecnologias alternativas.

 

2. Design Italiano: O Fiat 147 foi projetado na Itália pela Fiat, mas sua produção foi iniciada no Brasil em 1976. O design era moderno para a época, com linhas aerodinâmicas e compactas.

 

3. Sucesso de Vendas: Foi um dos carros mais vendidos no Brasil durante a década de 1980, contribuindo significativamente para a popularização da Fiat no país.

 

4. Motorização: Inicialmente, o Fiat 147 era equipado com um motor 1.050 cc que desenvolvia cerca de 52 cavalos de potência.

 

5. Versões: Além da versão a gasolina, o Fiat 147 teve versões movidas a álcool e também a gás natural comprimido (GNC).

 

6. Legado: O Fiat 147 foi um marco na história automotiva brasileira, não apenas por sua inovação ao usar etanol, mas também por ter sido o precursor de uma série de modelos que se tornaram populares no país.

 

7. Exportações: O modelo foi exportado para outros países da América Latina sob o nome Fiat Spazio, adaptado às necessidades locais.

 

8. Desempenho: O desempenho do Fiat 147 era modesto para os padrões atuais, com uma velocidade máxima de cerca de 140 km/h, mas era considerado econômico para a época.

 

9. Características Técnicas: Possuía tração dianteira, motor refrigerado a água e suspensão independente na dianteira.

 

10. Legado Cultural: O Fiat 147 deixou uma marca cultural forte no Brasil, sendo frequentemente mencionado em músicas, filmes e outras formas de arte, simbolizando uma era específica na história do país.

 

Nossa homenagem à este simpático modelo, à todos os proprietários que os mantém vivos e rodando nas ruas, e aos organizadores das comemorações para homenagear a cultura do Fiat 147!


@abordo147

@ratfrancesco

@azeitona1986




 
 
 

Comentários


bottom of page